Todos os olhos – 1973 – Continental – 1012
O Grupo Capote gravou. . Cleon e Dualib fizeram percussão. Rogério Duprat toca cavaquinho em Dodó e Zezé (G7, C). aqui, o parceiro Odair também canta com Tom Zé. O Heraldo do Monte, do ex-Quarteto Novo, achou divertido não tocar bem e a gente deve agradecer muito à ele. Zé (José Cordeiro), o técnico, morreu de desastre no meio do disco, uma barbaridade; o Luiz Botelho completou o trabalho. Milton José foi o produtor. Augusto deu dica criativa pra letra Cademar, por isso entra de parceria nessa música. Augusta, Angélica e Consolação é dedicada a Adoniran Barbosa e aos Demônios da Garoa. A criação da capa é de Décio Pignatari, Marcos Pedro Ferreira (layout e arte-final) e Francisco Eduardo de Andrade. Reinaldo de Moraes fotografou. O poema visual da capa interna é de Augusto de Campos: Olho por olho, 1964.
1. CADEMAR
2. TODOS OS OLHOS
3. DODÓ E ZEZÉ
4. QUANDO EU ERA SEM NINGUÉM
5. BRIGITTE BARDOT
6. AUGUSTA, ANGELICA E CONSOLAÇÃO
7. BOTARAM TANTA FUMAÇA
8. O RISO E A FACA
9. UM OH! E UM AH!
10. COMPLEXO DE ÉPICO
1. CADEMAR
Ô ô cadê mar
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2. TODOS OS OLHOS
De vez em quando Mas eu sou inocente, De vez em quando Mas eu não sei de nada, De vez em quando Mas eu sou até fraco, |
3. DODÓ E ZEZÉ – Por que é que a gente tem que ser marginal ou cidadão? diga, Zezé. – É pra ter a ilusão de que pode pode escolher, viu, Dodó? – Mas por que é que a gente tem de viver com esse medo danado de tudo na vida? diga, Zezé. – É pra aprender que o medo é o nosso maior conselheiro, viu, Dodó? – Sorrisos, creme dental e tudo, mas por que é que a felicidade anda me bombardeando? diga, Zezé. – é pra saber que ninguém mais tem o direito de ser infeliz, viu, Dodó? – Mas por que é que um Zé qualquer de vez em quando tem que dar sete sopapos na mulher? diga, Zezé. – É pra no outro dia de manhã cedinho vender muito jornal, viu, Dodó? – Mas por que é, por que é, por que é, e por que é? diga, Zezé. – É porque porque, porque purque purque purque purque, viu, Dodó?
5. BRIGITTE BARDOT A Brigitte Bardot está ficando velha, envelheceu antes dos nossos sonhos. Coitada da Brigitte Bardot, que era uma moça bonita, mas ela mesma não podia ser um sonho para nunca envelhecer. A Brigitte Bardot está se desmanchando e os nossos sonhos querem pedir divórcio. Pelo mundo inteiro milhões e milhões de sonhos querem também pedir divórcio e a Brigitte Bardot agora está ficando triste e sozinha. Será que algum rapaz de vinte anos vai telefonar na hora exata em que ela estiver com vontade de se suicidar? Quando a gente era pequeno, pensava que quando crescesse Ii ser namorado da Brigitte Bardot, mas a Brigitte Bardot está ficando triste e sozinha |
4. QUANDO EU ERA SEM NINGUÉM
Ô cadê, cadê você? Quando eu era sem ninguém e não tinha amor nenhum, o meu coração batia, ô maninha, tum, tum, tum. Todo mundo arranja um bem: eu ficando sem ninguém e o meu coração batendo, ô maninha, tum, tum, tum. Você diz que faca corta, mas navalha corta mais, e a navalha que mais corta é a língua dos rapaz. Tum, tum, tum, tindolelê. tum, tum, tum, tindolalá. As moças da minha terra nunca ficam sem casar, (porque se passar dos trinta ela tem Santo Antonio pra ajudar).
versão anterior à censura: porque se passar dos trinta ela tem um muro pra pular. Toda meia-noite eu sonho com você. se você duvidar, posso até sonhar pra você ver. Ô cadê, cadê você? |
6. AUGUSTA, ANGÉLICA E CONSOLAÇÃO
Augusta, graças a Deus, graças a Deus, entre você e a Angélica eu encontrei a Consolação que veio olhar por mim e me deu a mão. Augusta, que saudade, você era vaidosa, que saudade, e gastava o meu dinheiro, que saudade, com roupas importadas e outras bobagens. Angélica, que maldade, você sempre me deu bolo, que maldade, e até andava com a roupa, que maldade, cheirando a consultório médico, Angélica. Quando eu vi que o Largo dos Aflitos não era bastante largo ora caber minha aflição, eu fui morar na Estação da Luz, porque estava tudo escuro dentro do meu coração. |
7. BOTARAM TANTA FUMAÇA
Botaram tanto lixo, botaram tanta fumaça, Botaram tanto lixo por baixo da consciência da cidade, que a cidade tá, tá tá tá tá com a consciência podre, com a consciência podre. Botaram tanto lixo, botaram tanta fumaça, Botaram tanta fumaça por cima dos olhos dessa cidade, que essa cidade tá, tá tá tá tá está com os olhos ardendo, está com os olhos ardendo. Botaram tanto lixo, botaram tanta fumaça, botaram tanto metrô e minhocão nos ombros da cidade, que a cidade tá, tá tá tá ta. Está cansada, sufocada, está doente, tá gemendo de dor de cabeça, de tuberculose, tá com o pé doendo, está de bronquite, de laringite, de hepatite, de faringite, de sinusite, de meningite. Está, se… ta tá tá tá tá com a consciência podre. Botaram tanto lixo, botaram tanta fumaça, botaram tanta preocupação nos miolos da cidade que a cidade tá, tá tá tá tá está de cuca quente. |
8. O RISO E A FACAQuero ser o riso e o dente, quero ser o dente e a faca, quero ser a faca e o corte em um só beijo vermelho.Fiz meu berço na viração, eu só descanso na tempestade, só adormeço no furacão. Eu sou a raiva Espaço Fiz meu berço |
9. UM OH! E UM AH! (Sem texto) |
10. COMPLEXO DE ÉPICOTodo compositor brasileiro é um complexado. Por que então esta mania danada, esta preocupação de falar tão sério, de parecer tão sério de ser tão sério de sorrir tão sério de se chorar tão sério de brincar tão sério de amar tão sério?Ai, meu Deus do céu, vai ser sério assim no inferno! Por que então esta metáfora-coringa E por que então essa vontade Porque a cobra |